Prova SCDJWS 5.0

Prova SCDJWS 5.0 – Sun Certified Developer for Java Web Services

Quem acompanha meu Twitter já soube… depois de bastante esforço, consegui passar na prova SCDJWS 5.0 da Sun “na raça”. Quem teve a oportunidade de prestar a prova quando ela ainda era Beta, pode usufruir de uma porcentagem mais baixa para ser aprovado, algo em torno de 42%. Porém, quem deixou para depois (meu caso), agora tem que encarar uma nota de corte de 68% para ser aprovado. Felizmente consegui um score de 89% e passei por mais essa.

Enfim, o objetivo deste post é comentar um pouco sobre a prova e como me preparei para ela… espero fornecer algumas informações úteis para quem deseja encarar este desafio.

Para quem não conhece a prova, segue abaixo os macro-objetivos e o site da prova:

Principais Características da Prova

  • Poucas questões exigindo conhecimento de código de APIs. Durante os estudos me preocupei bastante que caíssem muitas questões contendo códigos-fonte das APIs solicitadas (SAAJ, JAXR, SAX, DOM, StAX, XSLT, etc). Porém, as questões da prova foram na maioria conceituais, solicitando saber diferenças, propósito e cenários de uso destas APIs.
  • Muito XML Schema, contendo montagens corretas e incorretas de elementos e tipos complexos. É bastante cobrado também mapeamentos de tipos xsd para Java (e também para C# na seção de interoperabilidade).
  • Como disse acima, cai sim questões sobe Microsoft WCF, porém sempre bem básicas, como por exemplo uso do svctool, características do mapeamento xsd para C# e questões conceituais de interoperabilidade (WSIT).
  • Bastante cobrado WSDL e identificação de diferenças entre document-style e rpc-style, mapeamento de portTypes para Java e WS-I Basic Profile.
  • Pouco conhecimento específico das annotations da JAX-WS. As questões de JAX-WS não exigem decoreba de annotations, são mais conceituais.
  • Na questão de segurança, foi cobrado um pouco de SSL, WS-Security e SAML (single-sign-on) de forma conceitual. Também são mostrados cenários onde devemos identificar qual abordagem de segurança é mais apropriada.
  • Quanto aos Web Service / Integration Patterns também são mostrados cenários.
  • UDDI – maldito tópico! Decorem todas as operações fornecidas pela Publishing e Inquiry API, suas respectivas na JAXR e as entidades trabalhadas tanto na espec. do UDDI quanto na JAXR.

Principais “Gafes” da Prova

  • Nos objetivos pede para estudar SOAP 1.2, porém na parte de SOAP Fault, acaba cobrando sobre as soap:Faults da versão SOAP 1.1. A parte de soap:Header já cobra da 1.2.
  • No papel impresso de report que sai no final da prova com o resultado, no meu apareceu “Passing Score 42%, Your Score: 89%”. Que gafe ! 42% era o score da prova beta, o score oficial publicado no site e em todas as informações durante a prova é de 68%. Agora nunca vou saber se este erro ocorreu apenas na impressão do report, ou na hora de computar a aprovação/reprovação, qual score que vai contar de verdade. Porém, existe um comentário no fórum JavaRanch de um candidato que bombou com 60%, logo acredito que na hora de contar, o que vale são os 68 mesmo, não tem moleza não… mas de qualquer forma, bela gafe da equipe de organização da prova, isso aí pode valer até processo judicial.

Material de Estudo

É isso ae galera… desculpem não ter escrito mais, mas já são 1h da matina de domingo e amanhã preciso trabalhar.

De qualquer forma, espero ter ajudado… BOA SORTE !!!

Advertisements

6 thoughts on “Prova SCDJWS 5.0

  1. Leonardo Neves 05/25/2010 / 9:04 AM

    Grande Giba!

    Só faltou comentar que você conseguiu tudo isso na semana que pegou dengue, hehehehe.

    É isso então? Uma doença, uma certificação? Só sendo vc mesmo.

    Parabéns cara… Rumo a SCEA!

    Abraços!

  2. William Miranda 05/27/2010 / 12:10 AM

    Parabéns Giba pelo post e pela aprovação na prova SCDJWS 5.0

    Quando crescer quero ser assim …rsrs

  3. Felipe 05/28/2010 / 11:08 AM

    é rapaz! meus parabéns! eu fiquei tonto só de ver o tanto de letrinha, imagina manjar cada uma, rsrsrs…
    PS.: aproveita que você vai virar uma referência internacional em Java, e convence a galera a copiar o lambda expressions pro java também!!!

  4. Bruno 08/21/2010 / 6:13 PM

    cara essa é a prova nova de web services ou a antiga que esta defasada?

    • gibaholms 08/23/2010 / 11:37 PM

      Olá Bruno
      Como pode ver no título do post, a prova citada é a SCDJWS 5.0, ou seja, a nova. A antiga seria versão 1.4.
      Um abraço, Giba.

  5. Bruno Daniel Marinho 08/24/2010 / 7:35 AM

    estava querendo tentar ela… porem não acho muito material sobre o assunto.

    Mais Obrigado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s